Especialidades

Conceito

é uma especialidade da medicina que estuda e trata as doenças relacionadas ao olho, à refração e aos olhos e seus anexos. O médico oftalmologista realiza cirurgias, prescreve tratamentos e correções para os distúrbios de visão. A oftalmologia tem várias sub-especialidades, entre elas a oftalmo-pediatria, a plástica ocular, doenças orbitárias, doenças das vias lacrimais, o estrabismo, o glaucoma, a cirurgia refrativa, retina,córnea, etc.

Diferentemente dos oculistas – que são os técnicos especializados em óptica, responsáveis por produzir e consertar lentes e óculos – os oftalmologistas são médicos que podem ter atuação tanto clínica como cirúrgica.
Por meio de diversas técnicas de exame, como a avaliação da acuidade visual, o grau dos óculos e o estado de saúde dos olhos com microscópios oculares e modernos aparelhos, os oftalmologistas são capazes de diagnosticar doenças

PRINCIPAIS TRATAMENTOS

CIRURGIA DE CATARATA

A Cirurgia de Catarata está cada vez mais rápida e acessível aos pacientes diagnosticados com a doença. O embaçamento do Cristalino (lente natural que temos) é um processo normal de envelhecimento.

TRATAMENTO DE CERATOCONE

Ceratocone é uma das doenças que atingem a córnea e não precisa ficar assustado ou assustada, pois existem diversos tratamentos muito eficazes para todas as fases. O principal sintoma é a visão distorcida e embaçada, tanto para perto quanto para longe. O ceratocone modifica a curvatura (espessura e ridigez) normal da córnea, tornando-a cônica (como um cone). Na sua fase inicial, em geral, o paciente apresenta um astigmatismo irregular, fazendo com que troque o grau com muita frequência.

PRINCIPAIS EXAMES

CONSULTA MÉDICA OFTALMOLÓGICA                                                ACUIDADE VISUAL (PAM) (LAUDO PARA CONCURSO)                BIOMETRIA ULTRASSÔNICA                                                              CAMPIMETRIA MANUAL                                                                                    CURVA TENSIONAL DIÁRIA                                                                    MAPEAMENTO DE RETINA                                                                    MICROSCOPIA ESPECULAR DA CÓRNEA                                        PAQUIMETRIA ULTRASSÔNICA                                                            RETINOGRAFIA                                                                                                      TESTE E ADAPTAÇÃO DE LENTE DE CONTATO                          TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA (OCT)                              TONOMETRIA DE APLANAÇÃO                                                  ULTRASSONOGRAFIA DO GLOBO OCULAR

Conceito

Simplificando, a pediatria é a especialidade médica que cuida da manutenção da saúde de crianças e adolescentes. O pediatra cuida de tudo que envolve a manutenção da saúde das crianças desde o período neonatal até aos 15 anos. Além do diagnóstico e indicação da conduta terapêutica mais adequada para cada caso, o campo de atuação do pediatra também engloba orientações e acompanhamento do crescimento, desenvolvimento, vacinação, aleitamento materno, alimentação e prevenção de acidentes.

TRATAMENTOS NA PEDIATRIA

Existe muitas subespecialidades na pediatria colocamos algumas para você conhecer um pouco mais

● Oncologia pediátrica;
● Cirurgia pediátrica;
● Cardiologia pediátrica;
● Endocrinologia pediátrica;
● Pneumologia pediátrica;
● Neurologia pediátrica;
● Gastroenterologia pediátrica;
● Infectologia pediátrica;
● Medicina Intensiva pediátrica;
● Nefrologia pediátrica;
● Nutrologia pediátrica;
● UTI pediátrica;
● Neonatologia pediátrica;
● Hebiatria;
● Hematologia e Hemoterapia pediátrica.

Conceito

Especialidade médica que cuida da saúde da mulher em todas as fases da vida, a ginecologia tem um papel importantíssimo tanto na prevenção como no tratamento de doenças relacionadas aos órgãos genitais femininos. Isso inclui vulva e vagina, colo do útero, útero, ovários, trompas e mamas.

Desde a puberdade, com a chegada da primeira menstruação, até a terceira idade, as mulheres devem realizar pelo menos uma consulta por ano com o ginecologista.  Esse especialista é quem vai tratar desde problemas como cólicas menstruais até patologias como endometriose, doenças sexualmente transmissíveis, problemas relacionados com a sexualidade, entre outros. É também o ginecologista que ajudará a mulher a escolher o melhor o método anticoncepcional de acordo com suas necessidades.

Principais Tratamentos

A ginecologia literalmente significa “a ciência da mulher”, mas na medicina é a especialidade que trata de doenças do sistema reprodutor feminino, útero, vagina e ovários. Quase todos ginecologistas atuais são também obstetras. Os principais problemas tratados com um ginecologista são:

  • Câncer dos órgãos reprodutivos incluindo ovários, tuba uterina, útero, vagina e vulva
  • Incontinência urinária
  • Amenorréia (ausência dos períodos menstruais)
  • Dismenorréia (períodos menstruais dolorosos – cólicas)
  • Infertilidade e fertilidade
  • Menorragia
  • Prolapso dos órgãos pélvicos
  • Cervicite / Corrimento / Infecção vaginal
  • Doença Inflamatória Pélvica
  • Cisto Ovariano
  • Mioma
Conceito

Especialidade médica voltada ao estudo, prevenção e tratamento de doenças que acometem o coração e os vasos sanguíneos, a Cardiologia está dividida em duas áreas: a Clínica (não invasiva) e a Invasiva. Os cardiologistas clínicos são os profissionais que realizam os atendimentos dos pacientes em consultórios para diagnosticar e orientar o tratamento das patologias que eles apresentam. Quando necessário, encaminham os pacientes para exames ou tratamentos que por sua vez podem demandar procedimentos invasivos (realizados pela Cardiologia Invasiva). “Isso pode incluir desde procedimentos hemodinâmicos (para diagnóstico e tratamento como cateterismo cardíaco e angioplastia), Eletrofisiologia Invasiva (para tratamento de arritmias)

As doenças do ritmo cardíaco podem provocar uma frequência cardíaca demasiado baixa, as chamadas bradiarritmias, ou demasiado elevada, as chamadas taquiarritmias. No caso das bradiarritmias, quando provocam sintomas ou põem em risco a vida do paciente, é necessário trata-las com a implantação de um pacemaker.

Conceito

É a especialidade que cuida do desenvolvimento do feto, além de prestar assistência à mulher nos períodos da gravidez e pós-parto (puerpério). No entanto, existem outros profissionais habilitados no cuidado ao ciclo gravídico puerperal do parto normal

É o conjunto de técnicas e conhecimentos empregados no cuidado de gestantes, parturientes, recém-nascidos e seus familiares. O objetivo é garantir a normalidade no nascimento das crianças e a qualidade de vida da mulher. Obstetrizes atendem às gestantes e, depois, às mães e aos recém-nascidos, durante o período neonatal

Conceito

Um Clínico Geral tem um conhecimento aprofundado dos órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, faz diagnósticos, pede exames, prescreve medicamentos e realiza cirurgias.
Está sob as responsabilidades de um Clínico Geral receber e acompanhar clientes em consultórios, hospitais, clínicas, empresas, residências e em locais de urgência, conversar com o paciente para ouvir sua história médica, queixas e descrição dos sintomas, examinar, auscultar e apalpar o paciente para fazer o diagnóstico, realizar exames específicos da sua área de atuação como eletroencefalograma, eletrocardiograma, ultra-sonografia de determinados órgãos, vacinas de alergia, requisitar e analisar exames complementares de raios X, laboratoriais e de materiais colhidos pelo próprio médico como amostras de pele e de secreções, encaminhando pacientes a profissionais de outras especialidades, quando apropriado, mantendo contato frequente com outros especialistas que sejam necessários no tratamento de determinadas doenças.

Muitas vezes, ficamos em dúvida sobre qual especialista procurar quando estamos desconfiados de alguns sintomas. É por isso que a atuação do clínico geral é tão importante para a medicina, pois é esse o profissional que deve ser procurado como uma primeira atitude para cuidar da saúde e que tem aptidão e experiência em áreas abrangentes do corpo humano, como pele, coração, ossos, entre outros.

Uma consulta com clínico geral pode esclarecer dúvidas para entender melhor os sintomas e pode atender às seguintes necessidades: check-up, avaliação pré-operatória, dor de cabeça, avaliação para a realização de exercícios físicos, infecções, orientações sobre o uso de medicamentos e muito mais.

Conceito

A Geriatria é a especialidade médica que cuida da saúde da pessoa que envelhece. Trata de modo específico e individualizado os problemas de saúde e busca prevenir as doenças que podem acontecer durante o envelhecer, favorecendo a qualidade de vida. Os cuidados geriátricos devem também preparar as pessoas para que não temam a velhice e que se conscientizem do erro de muitos preconceitos associados ao envelhecimento. aprendendo a discernir o que é normal e anormal no processo de envelhecer.

O privilégio de poder viver tanto será acompanhado, entretanto, de um desafio: o de envelhecer com saúde. Tão fácil quanto encontrar um idoso é, infelizmente, encontrá-lo fragilizado por complicações de doenças crônicas não diagnosticadas, ou mal tratadas. Habitualmente são problemas que podem ser prevenidos e que afetam a autonomia e a independência, comprometendo a qualidade de vida.

AGENDE A SUA CONSULTA COM NOSSOS ESPECIALISTAS

(11) 2014-4599