Relação dos exames oferecidos:

A colonoscopia é o exame endoscópico do intestino grosso e do reto podendo incluir a porção distal do íleo. É realizado principalmente para detecção de pólipos (tumores benignos), que podem sofrer transformação para malignidade. O exame também pode detectar cânceres nos seus diverso estágios. É utilizado também para o diagnóstico de doença inflamatória intestinal e outras patologias. Além da avaliação da mucosa intestinal e do calibre do órgão, permite a realização de coleta de material para exame histopatológico (biópsia) e de procedimentos, como a retirada de pólipos (polipectomia), descompressão de volvo intestinal e a hemostasia de lesões sangrantes.

A ecocardiografia é uma técnica não invasiva baseada na utilização de ultrassons para o estudo da anatomia do coração.

Eletrocardiograma, ou ECG, é um exame que avalia a atividade elétrica do coração a partir de eletrodos fixados na pele. Essa atividade é caracterizada pela variação na quantidade de íons de sódio dentro e fora das células musculares cardíacas.

A endoscopia é realizada com endoscópios, que existem para o diagnóstico da mucosa de todo o trato gastrointestinal dos seres humanos. É com este exame que os médicos especialistas diagnosticam e fazem tratamento terapêutico na maioria das doenças gastrointestinais.

Os exames laboratoriais, chamados de análises clínicas, iniciam-se com a coletado material a e termina com a emissão de um laudo diagnóstico. Na hora da coleta, o paciente deve ser orientado de acordo com a especificidade de cada tipo de exame, sobre o procedimento correto de coleta, manipulação e conservaçãodo material, que posteriormente será analisado.

Os exames de análises clínicas são:

  • Exames de sangue;
  • Exames de urina;
  • Exame de fezes.

O exame oftalmológico é um teste que serve para avaliar os olhos, pálpebras e canais lacrimais de forma a investigar doenças oculares, como o glaucoma ou catarata, entre outras.

O Holter é um monitor portátil que registra a atividade elétrica do coração e suas variações durante as 24 horas do dia ou mais e pode, assim, detectar alterações que em geral não aparecem em um exame de tempo mais limitado.

A mamografia é um exame extremamente importante para que seja detectado qualquer suspeita de câncer de mama. Quanto antes ou regularmente a mulher fizer, muito melhor será as chances de cura e tratamento.
O peito é exposto a uma pequena dose de radiação, que produz uma imagem do tecido mamário ionizante.

A MAPA (assim mesmo, no feminino) é a sigla de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial. Trata-se de um exame útil tanto no diagnóstico e no acompanhamento da Hipertensão Arterial.
A pressão arterial varia constantemente por isto não podemos na maioria dos casos estabelecer o estágio de Hipertensão Arterial somente com as leituras da pressão arterial realizadas no consultório.

O exame de raio X é um procedimento para diagnóstico médico. Ele é feito usando radiação ionizante, que utiliza os raios X para gerar uma imagem médica (radiografia) de diferentes partes do corpo humano.

O raio-X digital é um dos exames de imagem mais utilizados e mais comuns em todo o mundo, seja em clínicas ou hospitais.

Para gerar as imagens, um feixe de raios X é disparado e captado como numa fotografia. Nos tecidos moles, por serem menos densos, ele atravessa mais rápido, marcando o local escuro. Já os ossos e tecidos mais densos, dificultam a passagem e geram imagens mais claras.

A diferença básica do raio-X tradicional e o digital é a mesma das fotografias. No convencional ainda é necessário um filme que precisa ser revelado para gerar a imagem, enquanto no raio-X digital a imagem é fica disponível no computador ao qual o aparelho está ligado.

Exames

  • Raio-X Digital de Crânio
  • Raio-X Digital de hipófise ou sela túrcica
  • Raio-X Digital de órbitas
  • Raio-X Digital de Face
  • Raio-X Digital de ATM
  • Raio-X Digital de Mastoide
  • Raio-X Digital de Pescoço ou laringe ou região cervical
  • Raio-X Digital de Tórax
  • Raio-X Digital de Coluna Cervical
  • Raio-X Digital de Coluna Dorsal ou Torácica
  • Raio-X Digital de Coluna Lombo-sacra
  • Raio-X Digital de Cóccix
  • Raio-X Digital de Ombro
  • Raio-X Digital de Braço
  • Raio-X Digital de Cotovelo
  • Raio-X Digital de Antebraço
  • Raio-X Digital de Punho
  • Raio-X Digital de Mão
  • Raio-X Digital de Dedo
  • Raio-X Digital de Abdome Superior
  • Raio-X Digital de Abdome Total
  • Raio-X Digital de Abdome Inferior ou Pelve
  • Raio-X Digital de Bacia
  • Raio-X Digital de Sacro-ilíaca
  • Raio-X Digital de Quadril/Coxofemoral
  • Raio-X Digital de Fêmur/Coxa
  • Raio-X Digital de Joelho
  • Raio-X Digital de Perna
  • Raio-X Digital de Tornozelo/Retropé
  • Raio-X Digital de Pé/Antepé

Teste ergométrico (também chamado teste de esforço) é um teste que mede a frequência, o ritmo cardíaco, a pressão arterial e outros parâmetros cardiológicos durante um esforço físico gradualmente crescente feito por caminhar ou correr numa esteira rolante ou numa bicicleta ergométrica.

O exame de sangue feito em laboratório é o mais indicado para confirmar a gravidez. Para realizá-lo, não é necessário ter uma prescrição médica nem estar de jejum, mas alguns laboratórios pedem que as mulheres façam um jejum de 4 horas antes de fazer a coleta do sangue.

É um exame que utiliza ultrassom para examinar o fluxo de artérias maiores dos membros inferiores e/ou superiores com formação de imagens em cores. Auxilia no rastreamento de doença isquêmica periférica, no planejamento cirúrgico e no controle de tratamento de afecções arteriais de membro inferior.<

A Ultrassom de partes moles serve para avaliar alterações e/ou lesões da parede abdominal, dos músculos, dos tecidos superficiais, tendões e ligamentos, verificar nódulos palpáveis em qualquer região do corpo ou lesões de origem traumática, bem como a caracterização de fraturas ocultas e corpos estranhos, devendo ser especificado pelo médico e paciente o local a ser realizado o exame.

O ultrassom morfológico é um exame de rotina feito normalmente entre 20 e 24 semanas de gravidez. Serve para avaliar o desenvolvimento do bebê com bastante detalhe, incluindo os órgãos internos.
Nessa ultrassonografia também já dá para descobrir o sexo do bebê, desde que ele colabore.

A Ultrassonografia, por ser um método acessível, não-invasivo, que não utiliza radiação ionizante, tem se tornado um importante meio de diagnóstico por imagem na avaliação das alterações das estruturas articulares e da musculatura associada à articulação.

A Ultrassonografia de Abdome Total é um procedimento não invasivo, utilizado para avaliação, seguimento, diagnóstico e caracterização das alterações do fígado, da vesícula biliar, dos rins, do pâncreas, da bexiga, dos grandes vasos, do retroperitônio e, eventualmente, do trato gastrointestinal, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.

A Ultrassonografia da Bolsa Escrotal é um procedimento não invasivo, utilizado para avaliação, seguimento, diagnóstico e caracterização das alterações da bolsa escrotal e dos testículos. A Ultrassonografia tem se mostrado um método de alta sensibilidade para o diagnóstico das patologias que incidem sobre essa região, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas. É um método que não utiliza nenhum tipo de radiação e não apresenta efeitos colaterais.

A Ultrassonografia de Mamas é um importante método auxiliar no diagnóstico das lesões e/ou alterações mamárias.
Ela é o principal exame complementar à mamografia.
O exame ultrassonográfico informa sobre o estado da pele e dos tecidos subcutâneo, fibroglandular e muscular posterior.

Este exame é realizado por Ultrassonografia – com o recurso adicional de imagens tridimensionais (3D e 4D) – em qualquer fase da gestação.
A Ultrassonografia não emite radiação ionizante, sendo totalmente segura em gestantes.
O exame obstétrico permite investigar e acompanhar as diferentes etapas da vida intrauterina, monitorar o desenvolvimento do bebê desde as primeiras semanas até o nascimento, e identificar situações de risco, tendo em vista o bem estar materno e fetal, auxiliando a tomada de decisões sobre os procedimentos a serem utilizados no parto.

A ultrassonografia é um exame isento de radiação que utiliza ondas sonoras, quando direcionado para rins e vias urinárias tem como intuito o estudo das seguintes estruturas urinárias:

  • Rim
  • Ureter
  • Bexiga

21/04/2020

Grupos de risco do COVID-19 estão os idosos, hipertensos e diabéticos

Entre os grupos de risco do COVID-19 estão os idosos, hipertensos e diabéticos. Entretanto, quando tomados alguns cuidados é possível sair automaticamente do risco...

Leia Mais

16/03/2020

Coronavírus: Ministério da Saúde anuncia novas medidas de contenção

Para evitar a transmissão do novo coronavírus no Brasil e casos graves, governo recomenda isolamento de viajantes, cancelamento de grandes eventos...

Leia Mais

15/10/2019

Conheça a gastroenterologia

Com tantas especialidades médicas nos dias de hoje, às vezes fica um pouco difícil saber qual profissional é o mais adequado dependendo do que estamos sentindo. Além disso, é importante para qualquer paciente conhecer as diferentes áreas...

Leia Mais